29/06/2018 por Jornal Panorama

A Escola do Legislativo de Bom Jardim de Minas realizou na noite do dia 29 de junho uma aula de grande valia aos estudantes. Com o tema: ‘Especialização do Profissional na Administração Pública’, o plenário da Câmara Municipal recebeu ficou completo de alunos da Escola Técnica de Contabilidade ‘Orlando Altomare de Carvalho’, agentes políticos, secretários municipais, servidores e comunidade. O momento contou com três palestras que instruíram os presentes quanto a especialização na administração pública. O servidor legislativo e supervisor das atividades da Escola do Legislativo de Juiz de Fora, Dr. Sérgio Lopes Loures abordou sobre ‘O perfil do profissional do século XXI, a motivação e a autoestima: impactos na Administração Pública’ e ‘Noções sobre orçamento público’; e a jovem Janaina Gonçalves de Oliveira, assistente de administrativo e professora do Curso Técnico em Contabilidade, ministrou sobre ‘Recursos Humanos’. Em abertura da aula, o presidente da Câmara, vereador Sebasttião Flávio de Paula citou sobre o objetivo do encontro diante a instrução, a promoção social, além da formação e qualificação, bem como desenvolver ações de capacitação para a cidadania. O presidente ainda desejou um semestre letivo bastante produtivo e enriquecedor para todos, ‘com a certeza que o trabalho a ser realizado contribuirá para a formação de cidadãos, analíticos e críticos para a construção de uma sociedade justa e igualitária’, mencionou. Em sua palestra, Dr. Sérgio Loures fez uma abordagem na contabilidade pública e a formação do profissional. Entre seus destaques mencionou sobre o conceito de governança pública organizacional, de se governar com eficácia, e a capacitação dos indivíduos com eficiência e efetividade dentro da administração. Ainda em sua abordagem exemplificou sobre os dez passos para a boa governança que entre eles citava: escolha de líderes competentes, liderança com ética e combate de desvios, decisão balanceada e funções críticas segregadas, gestão de estratégia, metas, coordenação, entre outros pontos. Ao fim da primeira palestra mencionou uma palavra que todos devem guardar: proatividade. Em seu tema, Janaina Gonçalves citou sobre o surgimento do Recursos Humanos, logo após a Revolução Industrial. O RH é peça chave para o sucesso da corporação, com a contribuição para o desenvolvimento profissional. A professora ainda citou sobre o planejamento, recrutamento, relação de trabalho sindical, entre outros pontos. Ao final destacou que se na área pública ‘não estiverem com as mãos unidas não se alcança o sucesso’, “O trabalho em equipe é mais rico, forte e por isso capaz de alcançar as metas mais difíceis”. Na última palestra, o Dr. Sérgio Loures informou sobre o orçamento público englobando as três peças orçamentárias que compõe o sistema: o PPL, LDO e a LOA. Foi falado sobre o ciclo orçamentário, como é proposto todo o projeto de lei, inclusive sobre o Plano Plurianual, desde sua iniciativa que é com o poder executivo, sua aprovação dando a legitimação, execução e controle. O conteúdo da aula foi muito bem proposto pela Escola do Legislativo e possibilitou que todos os presentes adquirissem maior conhecimento sobre o tema que levarão para a vida profissional.

Seg. à Sex. | 9:00h às 18:00h

Rua Liberdade, 270 - Centro