Notícia

Em fevereiro, campanhas de saúde têm as cores roxa e laranja

21/02/2020 por NucleoMed (http://www.nucleomed.com.br/roxo-e-laranja-sao-as-cores-das-campanhas-de-saude-em-fevereiro/)




A cor roxa foi escolhida para a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer. A tríade, composta por duas doenças autoimunes e uma degenerativa tem grande relevância, principalmente por serem ‘doenças silenciosas’ e de progressão gradual.

O LÚPUS é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações.

Fatores de risco para o Lúpus são o excesso de exposição aos raios ultravioletas, além do uso de anticoncepcionais e histórico familiar positivo para a doença. Alguns dos sintomas do Lúpus são dores nas articulações, febre, queda de cabelo, manchas avermelhadas (em especial no rosto, pescoço, peito e cotovelos) e feridas na boca.

Já a FIBROMIALGIA ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão.

Não menos importante, o MAL DE ALZHEIMER tem como principal característica a perda de memória progressiva. De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer, no Brasil são mais de 1 milhão de casos, sendo a maior parte deles sem diagnóstico.

Fevereiro também é marcado como o mês de combate à LEUCEMIA, tipo de câncer maligno que atinge a medula óssea. A campanha “Fevereiro Laranja” visa conscientizar a população sobre a importância de atentar para os sintomas relacionados à doença, cuja estimativa do Instituto Nacional de Câncer é de mais de 10 mil novos casos.